• 8 de abril de 2019

   (INSCRIÇÃO AQUI)

A Escola Técnica da Bahia – ETEBA estará promovendo o 1° Curso de Apresentador de Telejornal e Programa Jornalístico em SALVADOR.

Prepara e capacitar o aluno a reportar notícias, apresentar telejornais ou programas jornalísticos, fazendo o uso correto dos recursos vocais e de expressão corporal, para caracterizar os diferentes tipos de informação e garantir a qualidade da comunicação. A proposta é que o participante aprimore a metodologia, os conhecimentos, utilize adequadamente as habilidades jornalísticas de expressividade vocal e de interpretação. Com o domínio destas técnicas repórter e apresentador ganham credibilidade, e assim garantem a audiência e fidelizam o público.

Uma das principais formas de conseguir isso é a espontaneidade, mas nem sempre é fácil somar um ótimo desempenho técnico à naturalidade e à espontaneidade, envolvendo o telespectador. Portanto, o uso correto de gestos corporais e da expressividade vocal são ferramentas fundamentais. O jornalista de TV ou web necessita fazer uso, de forma integrada, das expressões da voz, do corpo e do significado das palavras.

O curso é uma possibilidade de aprimoramento profissional e reflexão sobre os rumos que esse nicho está tomando. Ao longo de quatro finais de semanas, o aluno será apresentado a algumas discussões contemporâneas e também será incentivado a desenvolver um projeto sobre o tema. Assim como no módulo inicial, as aulas misturarão discussões teóricas com exercícios práticos.

 


Público Alvo

Profissionais da área e interessados no tema, Estudantes de rádio e TV, jornalismo, jornalistas recém formados e demais profissionais que pretendam se aperfeiçoar no trabalho como apresentadores de telejornal ou web.


Metodologia

Serão desenvolvidos exercícios individuais e em grupo, orientações fonoaudiológicas sobre a utilização da voz e da fala, simulações de reportagens e apresentação em estúdio de jornais e programas de TV.


PROGRAMAÇÃO

Sábados das 8h às 17h;

dia 05/10/2019;

dia 12/10/2019;

dia 19/10/2019;

dia 26/10/2019;

Carga Horária: 40 horas.

Com direito a Certificado.


CONTEÚDOS

Noções básicas do telejornalismo (reportagem, apresentação e ancoragem).
– Função do repórter e do apresentador.

– Diferenças entre ler e comunicar, apresentar e ancorar.

– Postura no vídeo: gestos adequados, olhar para a câmera e uso de laudas.

– Exercícios de reportagem, apresentação de telejornal e de programas de TV e web.                                                                                                                    

 – Texto e interpretação.

– Diferenças de leitura entre os diversos estilos de texto.

 – Ritmo de leitura e dinâmica do texto telejornalístico.

– Trabalho dos aspectos fonoaudiológicos a partir das laudas: respiração, tom, registro ressonância, articulação, variações de tons, projeção vocal .

– Destaque para interpretação, ritmo e velocidade na reportagem e apresentação de telejornal.
– Flexibilidade, expressividade e criatividade vocal para transmitir credibilidade ao telespectador


INVESTIMENTO

R$ 700,00 – Público Geral (INSCRIÇÃO AQUI)

R$ 550,00 – Alunos e ex-alunos ETEBA  (INSCRIÇÃO AQUI)