Higiene Ocupacional

Categoria: Curso Livre | Publicado: terça-feira, janeiro 17, 2023 as 16:19 | Voltar

 OBJETIVO DO CURSO

Capacitar os participantes quanto as práticas de higiene ocupacional, reconhecimento dos agentes físicos, químicos, biológicos e avaliação quantitativa, interpretação de resultados, práticas de instrumentação e medidas de controle.

PÚBLICO ALVO

O curso será dirigido especialmente a engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho, médicos do trabalho, enfermeiras do trabalho, técnicas de enfermagem do trabalho e outros profissionais ligados à saúde ocupacional.

CONTEÚDO

RUÍDO OCUPACIONAL: Ruído: conceitos e classificações; Legislação trabalhista e previdenciária aplicada ao ruído ocupacional; Equipamentos para avaliação de ruído (áudio dosímetro, sonômetro), obtenção da dose e dose projetada; Tempo mínimo da medição de ruído, Interpretação de resultados, como usar o Nível de Exposição, LAVG, Nível de Exposição Normalizado; Seleção dos protetores auditivos; Medidas de controle aplicáveis ao ruído ocupacional. Parâmetros: Dose equivalente de ruído/nível equivalente de ruído (LAVG e LEQ); Fator de duplicação (Q= 3 e Q= 5); Nível de Exposição Normalizado NEN; NE, TWA; Limites de Tolerância; Identificação da frequência predominante de Banda de Oitava e 1/3; Instrumentos de medição e demonstração de medição utilizando os equipamentos; Passo a passo como configurar o uso do dosímetro de ruído.

VIBRAÇÕES OCUPACIONAIS: Conceitos e classificações; Legislação trabalhista e previdenciária aplicada às vibrações. Equipamentos para avaliação de vibração Obtenção dos valores de Aceleração Resultante Parcial - AREP, Aceleração Resultante - ARE. Aceleração Resultante da Exposição Normalizada - AREN e do Valor de Dose de Vibração Resultante - VDVR Tempo mínimo da medição das vibrações. Interpretação dos resultados e aplicação dos valores de vibração no PGR. Como determinar a eficácia de uma luva antivibração; Medidas de controle.

SOBRECARGA TÉRMICA (CALOR): Mecanismos de troca térmica; Considerações sobre o monitor de estresse térmico e o IBUTG; Legislação aplicada as avaliações de calor; O novos Anexos III da NR 9 e da NR 15 (Portaria 1359/19); Interpretação de resultados de avaliação de calor para fins de prevenção, adicional de insalubridade e aposentadoria especial; Exposição ao calor a céu aberto e fontes naturais; Instrumentação aplicada nas avaliações de calor; Medidas de controle aplicadas as exposições ao calor; Temperatura do ar, velocidade e umidade relativa do ar, calor metabólico, calor radiante; Limites de tolerância; Instrumentos de medição e demonstração de medição utilizando os equipamentos no passo a passo.

AGENTES QUÍMICOS (Gases, vapores, fumos, poeiras e névoas); Conceitos e classificações; Legislação trabalhista e previdenciária aplicada aos agentes químicos; Reconhecimento dos agentes químicos; Métodos analíticos para agentes químicos; Amostradores e bombas de amostragem; Aplicação dos cálculos de vazão, volume e tempo de quantificação; Interpretação dos resultados de acordo com a legislação trabalhista e previdenciária; Instrumentação aplicada aos agentes químicos (bombas de amostragem, amostradores, separadores de partículas, medidores de leitura instantânea); Classificação de risco dos agentes químicos no PGR; Avaliação ocupacional de agentes químicos; Parâmetros utilizados na medição: tamanho da partícula, concentração, unidade de medida, contagem de partícula; Tipos de amostragens: contínua e instantânea; amostragem parcial, amostragem única na jornada;  amostragens de curta duração; Instrumentos de medição – seleção, calibração, manutenção, demonstração prática no passo a passo.

AGENTES BIOLÓGICOS: Avaliação de riscos biológicos; Considerações sobre a caracterização do adicional de insalubridade pelo Anexo 14 da NR 15; Aposentadoria Especial por exposição aos agentes biológicos; Proteção respiratória aplicada aos agentes biológicos; Prevenção de acidentes com materiais perfuro cortantes; Reconhecimento de riscos biológicos aplicado ao PGR.

OUTROS AGENTES: (Frio, radiação ionizante e radiação não-ionizante)

- Conceituação - Metodologia de avaliação;

- Critérios e limites de tolerância - Medidas de controle.

INSTRUTOR

Anailton Muniz- Engenheiro de Produção, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista em Higiene Ocupacional, Especialista em Acústica Aplicada ao Controle do Ruído, Ex – Professor Universitário dos cursos de Pós – Graduação de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Professor da ETEBA do Curso Técnico de Segurança do Trabalho. Participação na publicação do artigo na ABHO (Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais) - Processo de Decisão e Tolerabilidade para avaliações ambientais, consultor e auditor de SM.

  1. A ETEBA reserva-se o direito de cancelar ou adiar a realização do curso, caso não atinja o número mínimo de participantes.
  2. INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO PELO WHATSAPP (71) 98238-7647